Photo: Richard Avedon

Avedon nasceu nos Estados Unidos na década de 20 e faleceu no ano de 2004. Ele revolucionou a fotografia de moda no pós-guerra, por ter criado uma atmosfera entre a arte, a moda, a publicidade e a cultura pop em um período sem interferências do mundo digital. Avedon transformou pessoas estranhas em ícones de moda. Começou a fotografar editorias de moda durante a década de 50 para revistas, como Harper’s Bazaar, e mais tarde para Vogue e The New Yorker. Ele é fonte de inspiração para vários profissionais. Forte referência em retratos, onde capta a sensibilidade da imagem e do mistério do personagem.

Richard é responsável por várias imagens de renome na história da fotografia, por exemplo, a imagem da modelo Dovima com os elefantes para campanha da Dior por Yves Saint-Laurent de 1955. Imagem em plano aberto em preto e branco, onde a modelo encontra-se com dois elefantes. Uma mulher elegante, sensível com animais de grande porte. Dovima foi uma das personalidades preferidas de Avedon. Ele a fotografou para diversos editoriais e marcas, como Faith e Balenciaga.

Outra musa de Avedon foi Susy Parker. As imagens já possuem movimento e temática, não sendo fotografado apenas em estúdio.

A modelo Veruschka tornou-se famosa também pelas imagens criadas por Avedon.  Muitas imagens transmitem sensibilidade e fluidez.

Fotografou várias personalidades, como Marilyn Monroe (1957), Nastassja Kinski e a serpente (1981), Audrey Hepburn (1967). Em face, as imagens apresentadas nota-se que sua fotografia é marcada por transmitir a sensibilidade de cada artista de uma forma única e verdadeira em retratos preto e branco, e geralmente, em imagens em primeiro plano. A luz é imprescindível em seus retratos e destaca-se pelos contrastes.

Umas das campanhas mais importantes é a para a marca Versace em 1982: Pile of beautiful people. Retrata a nudez de uma forma artística sem vulgaridade. A força masculina com a leveza feminina. Vestidos fluidos, cabelos ao vento compõe a imagem em plano aberto.

As imagens The Comforts portfolio de 1995 são uma sequência de fotografias, pode ser considerado com uma editorial, pois conta uma fábula, como cita o The New Yorker, para qual foi publicado no dia 06 de Novembro de 1995. São quase vinte e cinco fotografias da modelo Nadja Auermann e um esqueleto. A história é de uma modelo de sucesso: a Sra. Conforto, e o esqueleto o Sr. Conforto. O tema foi sugerido por Richard, no qual mostra a moda como uma ilusão. É possível perceber a evolução da qualidade da imagem. As imagens em cores são raras no trabalho de Avedon. Apesar do trabalho em cores a estética do trabalho de Avedon é o desgaste ao fundo. Sempre em plano aberto, há uma temática e composição de cenário.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: