TATE Museum

Quando for a Londres não deixe de conhecer o Tate Museum – museu de arte moderna e contemporânea.

 

Uma das razões foi conhecer a parte restaurada e super interativa por Ab Rogers, filho do famoso arquiteto Richard Rogers, responsável pelo Centro Georges Pompidou, em Paris.

A personalidade do designer Ab Rogers é fortemente demonstrada em seus projetos. Um show de cores vibrantes, formas inusitadas e criatividade lúdica. Ele deixou a escola aos 15 anos e logo, foi trabalhar entre pregos e martelos como marceneiro. Em Liverpool (1989) ele abriu uma pequena empresa de design, a ARC, especializada em móveis sob medida.

No início da década de 90, Rogers criou uma associação, a Ahead Ahead, que trabalhava com exposições, feiras, oficinas sobre arte, design e fabricação. Em 1994, decidiu viajar a barco a vela pelo mundo afora. O conhecimento adquirido nesse período foi de extrema importância para utilizar em seus projetos nos anos seguintes: trabalho com fibras, informações náuticas, tais o comportamento da correnteza, soluções de armazenamento. Ao retornar, decidiu estudar Design Industrial no Royal College of Art, em Londres. O trabalho de conclusão estava ligado às noções obtidas nesse ano que passou no mar, pois criou uma mesa flutuante suspensa por cordas.

Em 1997 levou a união e a criação da KRD (Shona Cozinha Rogers Design). Um estúdio que tentava animar objetos aparentemente sem graça para o dia a dia. Um dos principais projetos foi à loja Comme des Garçons em Paris, além do prêmio de melhor design de loja no FX International Interior Design Awards 2001. A loja está escondida atrás de portas de alumínio, paredes em fibra de vidro reflexivo na cor vermelha. É necessário passar a porta de correr para estar em sintonia com a loja. Vários cubos em fibra do mesmo tom da parede, chão na cor branca. Os expositores suspensos no teto apresentam as peças. Alguns produtos expostos nos cubos e pares de sapatos no chão rente a parede. A loja é um labirinto que mistura design, arquitetura e instalação.

Em 2004, criou o Ab Rogers Design (ARD) um escritório que trabalha com projetos bi e tridimensionais, desde exposições em museus a interiores domésticos, do mesmo modo com comunicação e branding. Um trabalho multifacetado, onde simples peças fogem do corriqueiro.

Atualmente, Ab Rogers é um dos designers mais importantes de Londres. Os clientes incluem The Fat Duck, Little Chef, Emperor Moth, perfumistas Miller Harris, Tate Modern, o Victoria and Albert Museum, o Design Museum e o Science Museum ambos em Londres, entre outros projetos na Austrália, Madrid, Barcelona e Seul.

Em uma entrevista para a revista View (fevereiro 2009) Rogers fala sobre a diferença entre o design e a arte.  Quando trabalha com design ele tem um problema e busca soluções práticas pra ele. O design tem que ser reproduzível e deve se adequar a limites financeiros. Além disso, quanto maior a limitação mais criativa deve ser. Ele diz gostar da excitação, de descobrir novas soluções, divertidas e criativas para os projetos. Na outra mão, na arte busca inspiração, um trabalho sem fronteiras nem limites. Seus projetos, geralmente, trabalham entre a fantasia e a utilidade do produto. O produto deve ser algo interativo para o consumidor, algo com que ele possa brincar, e que possa se comunicar com diferentes audiências, e transmitir uma linguagem excitante.

Ab Rogers é um designer que busca unir a criatividade interior com a usabilidade dos produtos. As peças devem seguir uma forma e função, mas ao mesmo tempo trazer sensualidade ao ambiente e instigar o cliente a comprar.

Anúncios
Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: